Perguntas frequentes

Quem pode agendar horários?
Alunos matriculados em cursos práticos do Aeroclube do Paraná.
Alunos ou usuários do simulador de voo IFR.
Sócios/alunos para agendamento de voos solo.
Demais sócios do Aeroclube do Paraná, mediante solicitação.
Funcionários do Aeroclube do Paraná (instrutores, secretaria, manutenção, etc...).

Para solicitar seu acesso, preencha seus dados, e aguarde liberação da secretaria.
Quais voos posso agendar pelo sistema?
Verifique no perfil do seu usuário, quais os tipos de reserva que você poderá efetuar.
Adicionalmente, clique na parte superior da tela, em "Minhas permissões" e verifique os itens habilitados.

Caso precise realizar alguma reserva que seu usuário não esteja habilitado, solicite ao seu instrutor de voo para realizar a liberação.
Como agendar um voo de instrução local (SBR-595/TGL)?
1º Opção: Listando horários disponíveis.
Na página inicial clique em Reserva rápida, para obter uma lista dos horários disponíveis para marcação.
Você poderá utilizar o filtro para visualizar os horários de um instrutor ou data específica que desejar.
Para reservar um horário disponível, clique sobre a missão desejada e preencha as informações solicitadas pelo sistema.

2º Opção: Reserva direta.
Se você quer reservar um voo para uma data e horário específicos, na página inicial clique em Nova reserva e preencha as informações solicitadas.
Atenção: Pode ocorrer de a reserva não ser aceita pelo sistema, em virtude da indisponibilidade de aeronaves, instrutor em voo no horário selecionado, entre outros fatores. Vide mensagens de erro exibidas pelo sistema.

Obs: Voos para a semana corrente, podem ser reservados livremente pelo usuário. Voos para a próxima semana deverão respeitar os dias e horários de abertura da escala para efetuar a reserva.
Como agendar um voo de navegação?
Na página inicial, verifique os dias habilitados para a reserva de voos de navegação.
1º Passo: Efetuando a pré-reserva.
No dia informado para a abertura da escala, acesse a opção
Nova reserva e preencha as informações solicitadas.
Você deverá efetuar uma nova reserva para cada voo de navegação que deseja agendar.
2º Passo: Confirmação.
A solicitação da reserva, depende de validação por parte do aeroclube. No dia da abertura da escala para os demais voos (normalmente aos sábados), você poderá verificar se sua reserva foi validada da forma solicitada, se teve algum ajuste ou eventualmente foi cancelada. Ocasionalmente, durante a validação, o aeroclube poderá entrar em contato para solicitar/coordenar possíveis ajustes.
---> Atenção para os seguintes critérios:
---> Horário: Para agendar um voo de navegação no período da manhã ou para o dia inteiro, preencha o primeiro horário disponível para reserva. Para agendar um voo para o período da tarde, preencha o primeiro horário disponível após 12:00 horas.
---> Período: Nas opções disponíveis em "selecione o período da reserva", informe qual a faixa de horários que deseja realizar para esta reserva.
---> Instrutor: Não é possível selecionar um instrutor no momento da pré-reserva. A escolha do instrutor para efetuar o voo solicitado fica a cargo do aeroclube, no momento da validação da reserva.

Atenção: Pode ocorrer de a reserva não ser aceita pelo sistema, em virtude da indisponibilidade de aeronaves, instrutor em voo no horário selecionado, entre outros fatores. Vide mensagens de erro exibidas pelo sistema.
Como agendar um voo IFR?
Na página inicial, verifique os dias habilitados para a reserva de voos IFR.
1º Passo: Efetuando a pré-reserva.
No dia informado para a abertura da escala, acesse a opção
Nova reserva e preencha as informações solicitadas.
Você deverá efetuar uma nova reserva para cada voo IFR que deseja agendar.
2º Passo: Confirmação.
A solicitação da reserva, depende de validação por parte do aeroclube. No dia da abertura da escala para os demais voos (normalmente aos sábados), você poderá verificar se sua reserva foi validada da forma solicitada, se teve algum ajuste ou eventualmente foi cancelada. Ocasionalmente, durante a validação, o aeroclube poderá entrar em contato para solicitar/coordenar possíveis ajustes.
---> Atenção para os seguintes critérios:
---> Horário: Converse com seu instrutor para verificar quais os horários devem ser solicitados, de acordo com a fase de instrução que você se encontra.
---> Período: Nas opções disponíveis em "selecione o período da reserva", informe qual a faixa de horários que deseja realizar para esta reserva.
---> Instrutor: Não é possível selecionar um instrutor no momento da pré-reserva. A escolha do insrutor para efetuar o voo soliciado fica a cargo do aeroclube, no momento da validação da reserva.

Atenção: Pode ocorrer de a reserva não ser aceita pelo sistema, em virtude da indisponibilidade de aeronaves, instrutor em voo no horário selecionado, entre outros fatores. Vide mensagens de erro exibidas pelo sistema.
Como agendar um voo solo?
Para a semana atual:
Utilize a opção Nova reserva e preencha as informações solicitadas.
Você também poderá utilizar a opção Tabela de aeronaves para visualizar os horários que a aeronave desejada já possui voos agendados.
Para a próxima semana:
A abertura da escala para marcação de voos solo para a próxima semana ocorrerá junto com a liberação de marcação de voos R-595. Na página inicial, verifique os dias habilitados para este tipo de reserva.

Atenção: Pode ocorrer de a reserva não ser aceita pelo sistema, em virtude da indisponibilidade de aeronaves, entre outros fatores.
Vide mensagens de erro exibidas pelo sistema.
Posso cancelar uma reserva efetuada?
Verifique em minhas reservas, quais os voos que você efetuou reserva para os próximos dias.
Caso precise efetuar o cancelamento de uma reserva, utilize a opção 'Excluir reserva', existente na página minhas reservas.

Atenção: Evite cancelar reservas com menos de 24 horas da data/horário da realização do voo. Caso cancele uma reserva com período inferior a 24horas, você poderá sofrer penalidades administrativas, de conformidade com o estatuto do Aeroclube. A reincidência desta ação irá gerar o bloqueio automático do seu usuário pelo sistema. Em caso de bloqueio, entrar em contato com a secretaria para regularização do seu acesso.

Embora o cancelamento das reservas com prazo superior a 24horas não gere penalidades ao usuário, recomenda-se o bom senso na utilização dos horários disponibilizados pelo Aeroclube, para garantir a utilização dos mesmos pelos demais usuários/sócios/alunos do Aeroclube do Paraná. A qualquer tempo, a secretaria do aeroclube poderá entrar em contato, solicitando esclarecimentos em caso de utilização inadequada da plataforma.
Não consigo realizar reserva para uma aeronave específica.
As aeronaves AB-115 e Cessna 152 não possuem reserva por prefixo. O prefixo da aeronave a ser utilizado será informado pela secretaria no momento da realização do voo, valendo-se de critérios internos.
As demais aeronaves, podem ser reservadas indicando o prefixo da mesma.

Se você está tentando efetuar reserva para uma aeronave específica que não consta na lista, verifique se a mesma encontra-se na lista de aeronaves insdisponíveis em "Informações" > "Aeronaves indisponíveis".
Meu instrutor não está listado no momento da reserva.
Se um instrutor específico não está aparecendo na lista de instrutores disponíveis para reservas, verifique se o mesmo encontra-se ausente na data selecionada em "Informações" > "Instrutores ausentes".
Se você mudou de missão recentemente, pode ser que o instrutor desejado não esteja habilitado para executar a missão requerida. Verifique com seu(s) instrutor(es) como proceder neste caso específico.
O sistema retornou uma mensagem de erro. O que significa?
As mensagens de erro exibidas pelo sistema, estão relacionadas abaixo:

R0. São permitidas apenas reservas entre 30.03.2020 e 12.04.2020.
R1. Um administrador bloqueou o sistema de reservas on-line para a missão selecionada, e, portanto, não será possível efetuar reservas para esta missão no momento (NOTA 1).
R2. Hoje não é um dia da semana permitido para efetuar reservas para a missão selecionada. Você deve acessar o sistema no dia reservado para esta missão ou aguardar a liberação das restrições (NOTA 1).
R3. Existe uma reserva cadastrada para o seu usuário e horário especificado, e, portanto, não é possível adicionar uma nova reserva.
R4. Você atingiu o limite semanal de reserva para um usuário, e, portanto, não será possível adicionar uma nova reserva para a próxima semana (NOTA 1).
R5. Você atingiu o limite diário de reserva para um usuário, e, portanto, não será possível adicionar uma nova reserva (NOTA 1).
R6. Você atingiu o limite semanal de reserva para a missão selecionada para um usuário, e, portanto, não será possível adicionar uma nova reserva para a próxima semana (NOTA 1).
R7. O instrutor estará ausente do aeroclube na data/horário selecionado. Escolha outro instrutor ou horário para efetuar a reserva (NOTA 2).
R8. O instrutor estará em instrução na data/horário selecionado. Escolha outro instrutor ou horário para efetuar a reserva.
R9. A aeronave selecionada estará indisponível na data escolhida. Escolha outra aeronave ou data para efetuar a reserva (NOTA 3).
R10. A aeronave selecionada estará em uso na data escolhida. Escolha outra aeronave ou data para efetuar a reserva.
R11. O aeroclube estará fechado data/horário selecionado. Escolha outra data/horário para efetuar a reserva (NOTA 4).
R12. O limite de aeronaves em TGL na pista foi atingido. Escolha outra data/horário para efetuar a reserva (NOTA 1).
R13. O limite de aeronaves em TGL/Noturno na pista foi atingido. Escolha outra data/horário para efetuar a reserva (NOTA 1).

NOTA 1: Vide as regras de reservas ativas em Informações na página inicial.
NOTA 2: Vide os instrutores ausentes em "Informações" > "Instrutores ausentes".
NOTA 3: Vide as aeronaves insdisponíveis em "Informações" > "Aeronaves indisponíveis".
NOTA 4: Vide os recessos do aeroclube em "Informações" > "Recessos do Aeroclube".
NOTA 5: Em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria.
Informativos

Manual informativo para voos SBR-595, TGL, SOLO, Noturno, Simulador.

Manual informativo para voos Navegação, IFR, Inva.

Ainda tem dúvida(s)?

Se você tem alguma dúvida sobre a utilização do sistema, critérios de marcação ou quaisquer outras questões relacionadas às reservas/escala de voos do aeroclube, entre em contato com a secretaria pelo telefone (41) 3256-3003.